As 10 cidades norte-americanas com maior crescimento de empregos verdes
Knoxville, no Tennessee, é a cidade norte-americana com um maior crescimento no número de empregos relacionados com o desenvolvimento sustentável, os chamados empregos verdes.
A cidade, que tem cerca de 180 mil habitantes, tem 6.000 novos empregos verdes, sendo que um em cada 20, globalmente, é considerado “verde”. Ao todo, existiam em Knoxville cerca de 16 mil empregos verdes em 2010, um número que não tem parado de aumentar.
A lista das 10 cidades norte-americanas com mais empregos verdes foi publicada pela Brookings no relatório “Sizing the Clean Economy: A National and Regional Green Jobs Assessment” e pode ser consultada aqui.
De acordo com o relatório da Brookings, cada uma das 100 áreas metropolitanas norte-americanas tem conseguido disponibilizar, todos os anos, milhares de novos empregos verdes para os seus cidadãos, muito por culpa de iniciativas ambientais locais.
Entre 2003 e 2010, o relatório afirma que a economia verde terá criado 565 mil novos empregos o que, apesar de ser um número pouco relevante em termos absolutos, ganha toda uma nova importância quando falamos de um período menos bom da economia norte-americana – e mundial.
Confira a lista (com a percentagem de crescimento):
- Knoxville, Tennessee (14,6%)
- Raleigh-Cary, Carolina do Norte (13,7%)
- Des Moines, Iowa (11,4%)
- Little Rock, Arkansas (10,5%)
- Albany, Nova Iorque (8,8%)
- Ogden-Clearfield, Utah (8,6%)
- McAllen-Edinburgh-Misson, Texas (8,5%)
- Tulsa, Oklahoma (8,3%)
- Toledo, Ohio (8,1%)
- Albuquerque, New Mexico (7,8%)