As 5 cidades com pior trânsito do mundo



Quais serão as cinco cidades com mais filas automóveis, engarrafamentos intermináveis e pior mobilidade do mundo? Esta questão não poderá, como é óbvio, ser respondida com certezas absolutas. Sabemos que este é um ranking subjectivo mas, com a ajuda da Foreign Policy e do Menos Um Carro, vamos tentar fazê-lo. Todos os vossos comentários são bem-vindos.

5. Lagos, Nigéria.

Conduzir em Lagos é caracterizado pelos cidadãos locais como um acto de… estar sentado. O trânsito é tão caótico que também já foi apelidado de “go slow” [vá devagar].

Lagos é uma das cidades que mais cresce no mundo, mas também uma das mais desorganizadas, fruto de um planeamento urbano quase inexistente.

As ruas de Lagos têm poucos semáforos a trabalhar, um índice elevado de carajacking e inundações nas estradas. Que, para complicar, são estreitas. Resultado: um tráfego extremamente perigoso, violento e caótico.

4. São Paulo, Brasil.

Segundo a Foreign Policy, a cidade que detém o recorde (até há poucos dias, pelo menos) do maior congestionamento do mundo (260 kms), São Paulo, tem feito pouco para melhorar esta situação.

Corredores BUS, novas linhas de metro ou um sistema de restrição automóvel têm feito pouco para separar os paulistas do seu carro, pelo que é comum vê-los a barbearem-se, ver filmes ou jogar Playstation enquanto… conduzem.
Ainda de acordo com a Foreign Policy, os congestionamentos de São Paulo custam cerca de 1,5 mil milhões de euros à cidade, que é também conhecida por ter a segunda maior frota de helicópteros do mundo.

3. Cidade do México, México

Cerca de 1500 pedestres morrem por ano na Cidade do México, o que dá para ter uma noção do trânsito local. A capital mexicana tem tentado diminuir o trânsito automóvel… até porque há, em média, 8,5 protestos nas ruas por dia. Um dos últimos, um protesto político, conseguiu parar meio milhão de carros.

Mais de metade dos condutores na cidade do México disseram recentemente, num estudo, que o tráfego afecta negativamente a escola ou trabalho e 62% admitiu que o tráfego estava a ficar pior.

2. Moscovo, Rússia

Ponto prévio: os moscovitas são os condutores que mais tempo passam por dia em engarrafamentos, entre duas a duas horas e meia. E depois há as agravantes: altas taxas de condução alcoolizada, mau tempo e um hábito constante de excesso de velocidade.

De acordo com o ministro russo dos Transportes, todos os anos são deitados fora dez mil milhões de euros devido às miseráveis condições do trânsito, o equivalente ao PIB da Islândia, por exemplo. Ah, e a taxa de acidentes mortais nas estradas de Moscovo é duas vezes mais alta que na União Europeia, o que nos dá uma ideia do caos automóvel na capital russa.

1. Pequim, China

Este número um do nosso ranking era esperado. Ainda no final de Agosto o trânsito da capital chinesa fez manchetes em todo o mundo: um engarrafamento já durava há nove dias e deveria prolongar-se por mais mês e meio.

Esta notícia, que admirou o resto do mundo, não foi propriamente uma novidade para os habitantes de Pequim. Apesar de seis circulares exteriores, várias auto-estradas ou restrições governamentais à utilização do carro próprio, os planeadores urbanos e legisladores simplesmente não conseguem acompanhar o impressionante ritmo a que se vendem novos carros em Pequim.

Nos primeiros quatro meses de 2010 foram registados 250 mil carros novos em Pequim – 2100 por dia – e com cerca de 20 milhões de pessoas com cada vez mais capacidades financeiras na cidade, este número não dá mostras de diminuir.

E, para finalizar este artigo, uma percentagem que prova por que razão Pequim é a cidade com pior trânsito do mundo: 69% dos condutores de Pequim admitiram numa sondagem recente que, pelo menos numa ocasião, desistiram do que iam fazer e foram para casa. Alguma vez lhe aconteceu?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...