As alterações climáticas poderão pôr em perigo a produção de cocaína?



O assunto não é consensual, mas a maioria dos especialistas em alterações climáticas e produção agrícola na América do Sul acredita que as plantações de coca, tal como outras, poderão estar em perigo num futuro próximo, devido ao aquecimento do clima.

De acordo com o Walter Vergara, do World Resources Institute, todas as plantações agrícolas das áreas tropicais “serão afectadas pelas alterações climáticas”. O especialista diz que esta diminuição dos resultados agrícolas chegará para meados do século, à medida que as temperaturas do solo e ar aumentam e os padrões de precipitação se alteram. Algumas zonas terão chuvas torrenciais, enquanto outras permanecerão longos períodos em seca.

“Não conheço bem esta planta em particular, mas estou céptico em relação a alguém que diga ‘ah, esta planta não está ameaçada’”, explicou Vergara à Vice News. O responsável referia-se especificamente a Kenneth Young, um professor da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que estudou os impactos da biodiversidade no Peru e explica que o futura da planta da coca não está ameaçado – ela é mais resistente do que outras.

“Quaisquer que sejam as consequências complicadas das alterações climáticas nessa parte do mundo, não acredito que essa planta esteja ameaçada”, explicou o académico. “É uma planta dura. E há bastantes variedades, tanto secas como húmidas, o que prova a sua capacidade de se adaptar a mudanças nas alterações climáticas”.

Esta visão não é partilhada por Vergara. “Quando as temperaturas aumentarem, o processo de fotossíntese aumenta a qualquer momento. depois, ele colapsa muito rapidamente, e isso será o fim para a maioria das plantações”.

Ninguém desempata?

A Vice falou também com Todd Dawson, ecologista de plantas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, que não conseguiu desempatar. “Na sua plantação nativa, nos trópicos, a planta sobrevive em várias elevações diferentes dos Andes. Se algumas das elevações mais baixas receberem temperaturas mais quentes, ela poderá dar-se bem em locais mais altos”, explicou.

Segundo Dawson, existe uma grande incerteza sobre como as espécies de plantas tropicais se adaptarão às alterações climáticas. Muitos cientistas perguntam-se se algumas plantas específicas vão diminuir de tamanho ou até desaparecer. “E todas estas questões são muito desafiadoras para respondermos com certezas”, esclareceu.

“Se o clima mudar, a planta da coca pode ser irrigada e alguém tomar conta dela, porque ela é rentável. Sendo assim, ela pode ser resgatada’ das alterações climáticas por intervenção humana”, concluiu.

A planta da coca – a matéria-prima para a produção de cocaína – já teve várias ameaças ao longo dos anos. Vários governos da Bolívia, Peru e Colômbia, com a ajuda norte-americana, tentaram acabar com ela, sempre com insucesso. Será que as alterações climáticas irão acabar com algo que o Homem não consegue?

Fotos: andronicusmax / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...