As baleias azuis estão de volta à Galiza após 40 anos
O maior animal que habita o Planeta está de volta às águas da Galiza, após 40 anos de ausência, anuncia o Bottlenose Dolphin Research Institute (BDRI). Uma baleia azul (Balaenoptera musculus) com cerca de 24 metros de comprimento foi avistada recentemente perto da Ilha de Ons, na área do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas.
A descoberta foi feita pela equipa de cientistas do projeto BALAENATUR, que tem vindo a estudar a presença destes mamíferos em águas galegas desde o ano passado, em parceria com a Fundação da Biodiversidade do Ministério da Transição Ecológica espanhol.
“Nos anos setenta, antes de se proibir a caça às baleias, desapareceu toda uma geração de baleias azuis. Agora, mais de quarenta anos depois, estamos a ver o regresso dos descendentes das poucas que conseguiram sobreviver”, afirma Bruno Díaz, biólogo marinho e diretor do BDRI, ao jornal espanhol Público.
“Queremos partilhar convosco a boa notícia da presença da maior espécie animal do planeta e todo um símbolo na conservação dos nossos oceanos, a baleia azul que mais um ano regressa para se alimentar nas ricas águas galegas. Sem dúvida que é um sinal da importância da conservação da enorme biodiversidade marinha presente nestas águas”, descreve a BDRI nas redes sociais.
Pode ver aqui umas fotografias do acontecimento, partilhadas pelo Instituto:
🥳🐳LAS BALLENAS AZULES YA ESTÁN AQUÍ! Primer avistamiento de una ballena azul durante este año 2021! Queremos compartir…
Publicado por BOTTLENOSE DOLPHIN RESEARCH INSTITUTE – BDRI em Segunda-feira, 9 de agosto de 2021