As casas que (continuam) a resistir ao crescimento económico chinês (com FOTOS)



Conhecidas como “nail houses” ou “dingzihu” – porque são tão difíceis de remover quanto os pregos (nail, em inglês) – estas aberrações urbanas são cada vez mais comuns na China, crescendo com o próprio desenvolvimento económico e urbano do país.

Na verdade, esta não é a primeira vez que falamos nas “nail houses” chinesas, e provavelmente não será a última. É a prova do crescimento desmesurado, artificial e sem estratégia da China.

É, também, o exemplo da resistência humana e dos proprietários que recusam ofertas de promotores imobiliários pela demolição da sua casa – por razões económicas, logísticas ou emocionais.

Numa das casas, em Wenling, a construção de uma estrada não foi suficiente para convencer um proprietário a mudar de casa. A foto, datada de 2012, mostra os carros a contornarem o edifício de cinco andares.

Muitas vezes, estes proprietários têm de viver com as pressões do município, das empresas de construção ou de serviços, sem água ou luz. Muitos deles, porém, permanecem anos e anos nas suas fortalezas de tijolo. Literalmente.

[nggallery id=1736 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...