As chamas invadiram as ruas do Funchal
Ninguém queria acreditar que tal pudesse acontecer, mas ao cair da noite o fogo avançou sem rodeios para a cidade do Funchal. As chamas tinham rondado a cidade durante todo o dia, mas ao cair da noite os meios no terreno não conseguiram conter mais o fogo. Prédios devolutos a arder, casas em risco de explosão, hospitais e lares de idosos a serem evacuados… um cenário dantesco.
O Público avança com um balanço provisório: um morto, dois feridos graves, mais de 1000 desalojados, um sem número de habitações destruídas, um hotel de cinco estrelas ardido e uma tempestade de caos no centro do Funchal.
Informações avançadas pela Notícias ao Minuto ao final da noite de ontem, indicavam que o governo tinha enviado duas equipas especiais, com mais de 100 homens, para ajudar no combate às chamas na cidade madeirense.
Já esta madrugada, partiram mais dois aviões da Força Área com 74 elementos para reforçar as equipas no local. Médicos, enfermeiros e psicólogos do INEM foram também seguiram para prestar auxílio a quem mais precisa.
Ao final da noite, a associação Cáritas lançou uma campanha de angariação de fundos para ajudar a Madeira, estando já disponível na Caixa Geral de Depósitos uma conta solidária para o efeito: “Cáritas ajuda a Madeira” – 0035 0697 0059 7240130 28.
[nggallery id=3235 template=greensavers]