As janelas geradoras de energia elétrica são novos painéis solares transparentes



Em breve poderemos estar a entrar num mundo totalmente novo de painéis solares transparentes que recolhem energia como janelas, fachadas de vidro e até os ecrãs dos nossos dispositivos eletrónicos portáteis. Estas células solares sensibilizadas por corantes (DSCs) abrem todo o tipo de possibilidades, avança o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, os cientistas estudam as DSC há décadas, uma vez que são bastante simples, fáceis de produzir e têm uma baixa toxicidade. Como é que eles funcionam? O corante pode produzir eletricidade uma vez que é sensibilizado pela luz.

O corante captura fotões de luz recebida (luz solar e luz artificial ambiente) e utiliza a sua energia para estimular eletrões, comportando-se como clorofila na fotossíntese”, de acordo com o website da GCell.

Segundo o site, os últimos avanços foram feitos por uma equipa de cientistas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne na Suíça. As suas moléculas de corantes fotossensibilizadores especialmente concebidos podem colher luz de todo o espectro de luz visível.

Já estão a ser utilizadas as primeiras aplicações comerciais. O Centro de Convenções SwissTech instalou janelas solares sensibilizadas por corantes. Até agora, as células solares tradicionais estão a superar os novos DSCs, mas ainda é cedo, sublinha o “Inhabitat”.

“As nossas descobertas abrem o caminho para o acesso fácil a DSCs de alto desempenho e oferecem perspetivas promissoras para aplicações como fornecimento de energia e substituição de baterias para dispositivos eletrónicos de baixa potência que utilizam a luz ambiente como fonte de energia”, escreveram os autores do estudo.

Os painéis de DSC são flexíveis e relativamente acessíveis. Os responsáveis pelo seu desenvolvimento esperam que sejam suficientemente rentáveis e tenham um desempenho suficientemente bom para competir com a geração elétrica tradicional através de combustíveis fósseis. “É fantástico pensar que as janelas de uma casa ou as paredes de uma estufa podem estar a produzir energia limpa. E da próxima vez que alguém o criticar por olhar demasiado para o seu telefone, poderá dizer-lhes que está apenas a fazer a sua parte para melhorar o mundo através da geração de energia verde”, conclui o “Inhabitat”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...