As mulheres que se maquilham ganham mais?
Talvez não tenha dado por isso, mas uma das notícias mais partilhadas ontem, em Portugal, no Facebook – senão mesmo a mais partilhada – citava um estudo norte-americano que chegou à conclusão de que as mulheres que se maquilham ganham mais.
Dizia a notícia que as mulheres que usam maquilhagem, “para além de terem melhores empregos e serem promovidas mais depressa, ganham em média mais 30% que as restantes”. O estudo American Economic Review diz que a maquilhagem “é uma arma de persuasão à disposição das mulheres”, maximizando o seu impacto no mercado de trabalho.
Apesar de, normalmente, não nos debruçarmos sobre estes temas, hoje temos de o fazer. Por dois motivos: em primeiro, porque estamos a falar, quer gostemos quer não, de criação de emprego. “Não perceber que os empregados são condicionados pelo aspecto de uma pessoa é erguer uma barreira para a contratação de mulheres”, explica o jornal i, que publicou o artigo. “A mensagem é simples: se quer uma carreira de sucesso, invista na sua imagem e transforme-a numa marca de sucesso”, continua a jornalista.
“Embora questões como o empowering of women – igualdade de oportunidades de género no mercado de trabalho – se centrem no princípio que as mulheres não necessitam de se preocupar com a aparência, esta é fundamental para a avaliação do seu desempenho”, diz ainda o jornal i.
Em segundo lugar, porque este artigo foi escrito a partir de um workshop da Organii, a primeira empresa portuguesa em cosmética biológica. A empresa organizou um open day, na LX Factory, onde para além de uma parte mais prática, foi explicado o significado das cores e mensagens subliminares – associados aos tons – na construção da primeira impressão.
“A Organii nasceu da vontade de trazer para o mercado nacional uma das tendências do novo milénio: a cosmética biológica. Os nossos produtos são naturais, de agricultura biológica, sem pesticidas ou herbicidas porque, para ter uma pele bonita, basta estimular as suas capacidade naturais”, pode ler-se no site da empresa.
“A cosmética biológica é ambientalmente sustentável. No cultivo de ingredientes biológicos defendemos princípios mais ecológicos. [Assim], a utilização dos nossos produtos significa respeito por si e pela natureza. Na Organii, enquanto trata do seu corpo, cuida do planeta”.
Saiba mais sobre a Organii e, porque não, deixe-nos a sua opinião sobre o estudo norte-americano.
Foto: jornal i