As passadeiras diagonais voltaram a estar na moda (com FOTO)
Chicago, nos Estados Unidos, protagonizou recentemente um evento emocionante: a abertura da sua primeira passadeira diagonal. A nova travessia pedestre foi pintada no cruzamento das ruas Jackson e State, mesmo em frente ao DePaul Campus Center.
As usuais passadeiras, antes destinadas a unir ruas paralelas, estendem-se agora pelo centro da intersecção num grande X. Como resultado, os peões já podem atravessar de um canto do cruzamento ao seu oposto mais rapidamente, quando os carros de todos os lados têm o sinal vermelho.
Esta é uma melhoria significativa para um cruzamento onde o número de peões ultrapassa o de condutores – em cada dois peões, existe um automobilista. O Departamento de Transporte de Chicago espera que a nova passadeira melhore as condições de circulação pedestre – para isso, eliminou também a circulação alternada de veículos no local, de modo a aumentar a segurança dos peões.
Numa intervenção semelhante em Washington, no cruzamento das ruas 7th e H, os atropelamentos diminuíram cerca de 65%. O Metropolitan Planning Council informa que o redesign da intersecção de Chicago é piloto, pelo que serão estudados os resultados do projecto para determinar se mais cruzamentos diagonais devem ser acrescentados à cidade.
A passadeira diagonal foi desenvolvida pela primeira vez na década de 1940. O sistema caiu em desuso em várias cidades, de modo a acelerar o tráfego automóvel, mas promete agora regressar.