As praias portuguesas com melhor qualidade de água (com LISTA)

Arranca amanhã mais um período de época balnear, em Portugal, e à semelhança dos anos anteriores, a Quercus identificou as praias com melhor qualidade de água. A informação foi obtida com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e identificou 355 praias com qualidade de ouro – mais 19 que no ano anterior.

Em 2014, existem 544 águas consideradas balneares, mas apenas estas 355 têm água excelente, de acordo com a Quercus – veja a lista no final da notícia.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de ter sido excelente nas quatro últimas épocas balneares, de 2010 a 2013, e todas as análises realizadas na última época balnear (de 2013) deverão ter valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para a Escherichia coli – para as águas costeiras e de transição – de 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respectivamente, para as águas interiores.

Ficam de fora desta lista as águas balneares cuja classificação como tal abranja menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo pela Quercus.

O concelho com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (com 19 zonas balneares), seguido de Vila Nova de Gaia (18), Vila do Bispo (12), Torres Vedras e Cascais (11).

Os concelhos com maior número de praias interiores com qualidade de ouro são Vinhais (3), Macedo de Cavaleiros, Pampilhosa da Serra, Proença-A-Nova e Vila de Rei (com duas praias cada). Entre 2013 e 2014, houve 43 novas águas balneares a serem classificadas como qualidade de ouro, enquanto 24 perderam essa classificação.

Foto:  Juan ACP / Creative Commons

praias23

 

Sem Título2

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php