As quintas biológica que trocam alojamento e alimentação por pequenos serviços (com VÍDEO)

Durante um fim-de-semana de Outono do longínquo ano de 1971, a secretária londrina Sue Coppard organizou uma jornada de trabalho na quinta biodinâmica do Emerson College, na região de Sussex. “Divertia-me muito em Londres, mas sentia falta de viajar para o campo. Pensei que, se me oferecesse para ajudar numa quinta, eles me deixariam ficar por lá”, explicou Sue, em 2006, ao Guardian.

Nesses dois dias, quatro pessoas habitualmente sem acesso ao campo e produtos biológicos voluntariaram-se para, em troca de alojamento e alimentação, trabalharem o campo ou fazerem pequenos trabalhos de manutenção necessários.

De volta a Londres, Sue colocou um anúncio na revista Time Out, já com a base das ideias da futura WWOOF, e 15 pessoas responderam a voluntariar-se. No fim-de-semana seguinte, duas delas seguiram com Sue para o campo, onde ajudaram os proprietários nas suas lides. “Foi idílico. No domingo, os agricultores disseram que podíamos voltar sempre que quiséssemos”, continuou.

O sucesso desse fim-de-semana motivou a sua repetição e, à medida que novos voluntários e pequenos proprietários se interessaram pela experiência, Sue criou a WWOOF (Working Weekends on Organic Farms) – “Trabalhar aos fins-de-semana em quintas de agricultura biológica”, em português.

O projecto WWOOF foi crescendo, internacionalizou-se e hoje, só em Portugal, cerca de 100 quintas fazem parte desta rede. Muitas delas, como a Várzea da Gonçala, em Aljezur, precisam de ajuda urgente.

Com a WWOOF, muitos cidadãos podem viajar e contactar, em primeira mão, com técnicas de agricultura biológica, permacultura e construção ecológica. Em troca de alimentação e alojamento, estes voluntários colaboram com a manutenção do espaço e mantêm vivo o espírito de amizade e entreajuda revelado por Sue Coppard há 45 anos. Saiba tudo sobre as quintas da WWOOF e reveja o Minuto Verde sobre o tema.


O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP

Foto: Mike Goren / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php