As turbinas de vento aumentam as temperaturas globais?



No combate às mudanças climáticas é urgente parar de usar combustíveis fósseis. Mas, ao mesmo tempo, também é necessário avaliar as consequências das várias alternativas que temos, para verificar qual a que menos impacto tem no planeta. Foi isso que fizeram Lee Miller e David Keith da Universidade de Harvard: quiseram saber as consequências para as temperaturas de usar parques eólicos em larga escala.

Para tal, recorreram a uma simulação climática com turbinas de vento virtuais suficientes para alimentar a totalidade dos EUA. A simulação mostrou que a temperatura dos EUA subiu em média 0,2ºC, valor que aumentou para 0,5ºC na zona onde os investigadores instalaram as turbinas virtuais.

 

Fenómeno já conhecido
O fenómeno já era conhecido mas as mudanças na temperatura são totalmente reversíveis dado que as turbinas não estão a adicionar energia a atmosfera – limitam-se a mover ar.

Ainda assim, o estudo aponta para um caminho onde provavelmente não poderemos depender apenas de turbinas eólicas como a principal fonte de eletricidade, dado que este aumento na temperatura do ar tem o potencial para eliminar as vantagens de se parar de emitir CO2 para a atmosfera.

O tema é complexo e provavelmente requer mais estudo, mas os investigadores indicam que usando painéis solares na sua simulação, o efeito de aquecimento local é apenas um décimo quanto comparado com as turbinas. Por outro lado, olhando para os efeitos a longo prazo os investigadores dizem que usar a energia do vento é muito melhor para o planeta do que continuar a queimar petróleo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...