As vantagens dos serviços geridos na sustentabilidade e responsabilidade social das empresas



Por Pedro Mariano, SAP Lead Consultant da SEIDOR

Vivemos num momento em que a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social da Sociedade Civil e das Empresas, de todos os setores sociais, são questões fundamentais. No que ao tecido empresarial diz respeito, cada vez mais organizações encontram-se a procurar formas de operar de forma mais sustentável e de contribuir positivamente para a sociedade.

Neste contexto, os serviços geridos e/ou Outsourcing desempenham um papel fundamental no fornecimento de soluções tecnológicas que promovem a sustentabilidade e a Responsabilidade Social das Empresas (RSE).

Um relatório da Gartner afirma que, até 2027, mais de 50% das organizações estarão a utilizar plataformas geridas na nuvem, o que contextualiza a sua importância no que se refere a serviços de TI.

Considero quatro os principais benefícios em termos de Sustentabilidade e RSE:

Eficiência energética

A otimização dos sistemas e da infraestrutura tecnológica através de serviços terceirizados pode ajudar a reduzir o consumo de energia nas operações comerciais. Através da implementação de tecnologias eficientes e da monitorização constante, consegue-se uma utilização mais inteligente e responsável dos recursos energéticos, reduzindo assim a pegada de carbono da empresa.

Gestão de resíduos eletrónicos

A atualização e renovação periódica do equipamento tecnológico é uma prática comum no mundo empresarial. No entanto, esta prática pode levar à acumulação de resíduos eletrónicos. Os serviços na nuvem incluem a gestão adequada destes resíduos, garantindo a sua reciclagem ou eliminação final de forma responsável, cumprindo a regulamentação ambiental em vigor.

Acesso remoto e trabalho flexível

A implementação destes serviços permite às empresas adotarem o trabalho remoto e flexível, reduzindo assim a necessidade de deslocações diárias para o local de trabalho. Isto tem um impacto direto na redução das emissões de carbono provenientes dos transportes, contribuindo para a sustentabilidade e melhorando a qualidade de vida dos colaboradores, retendo e captando talento.

Segurança e privacidade dos dados

A proteção dos dados sensíveis dos clientes e dos colaboradores é um aspeto fundamental da RSE. Os serviços terceirizados fornecem soluções abrangentes de cibersegurança, incluindo medidas de encriptação robustas, autenticação multifator e monitorização contínua. Isto garante a confidencialidade e a privacidade da informação, protegendo os direitos das partes interessadas.

Se por um lado, a adoção de serviços geridos e/ou Outsourcing confere eficiência operacional e produtividade às empresas, por outro pode impulsionar a sustentabilidade e a responsabilidade social das organizações.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...