Assista a 13 mil milhões de anos de evolução cósmica em apenas 3 minutos

Uma equipa de cientistas criou a simulação de computador mais detalhada da história do universo, onde em poucos minutos é possível observar os 13 mil milhões de anos de evolução do cosmos.

Chamado de Illustris, o modelo de base numérica abrange os 13 mil milhões de anos de vida do universo, começando 12 milhões de anos após o Big Bang. A simulação foi desenvolvida por investigadores norte-americanos, alemães e britânicos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). O modelo revela a distribuição e composição dos vários tipos de galáxias, as nuvens de gás explosivas dos primórdios do universo e os misteriosos buracos negros.

O Illustris abrange a evolução cósmica num cubo com um comprimento lateral de 350 milhões de anos-luz com uma resolução sem precedentes. “Até agora, nenhuma simulação foi capaz de reproduzir o universo em escalas tão grandes e tão pequenas simultaneamente”, afirma Mark Vogelsberger, astrofísico que liderou a criação da simulação. As tentativas antecedentes de representar graficamente o universo foram dificultadas pelas técnicas de computação pouco desenvolvidas e pelas complexidades da física subjacente.

Como resultado, os programas de modelação anteriores estavam limitados em termos de resolução ou eram forçados a focar-se em pequenas porções do universo. A equipa de cientistas dedicou cinco anos a criar a simulação. Os cálculos necessários para a modelação demoraram três meses a ser efectuados, utilizando 8.000 unidades de processamento computacional a funcionar em paralelo. Se tivessem utilizado um computador normal, os cálculos teriam demorado mais de 2.000 anos a efectuar.

Basicamente, a simulação funciona como uma máquina do tempo, que permite recuar e avançar no tempo do universo. É também possível parar a simulação e observar os pormenores de uma única galáxia ou de um aglomerado de galáxias.

A equipa de investigadores condensou os 13 mil milhões de anos de história do universo num pequeno vídeo, onde é possível ver a temperatura, densidade dos gases, velocidade dos gases e outros aspectos do cosmos.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php