Associação Zero planta 1000 sobreiros já este domingo
É já no próximo domingo que a associação Zero irá plantar 1000 sobreiros na Mata Nacional de Leiria, uma iniciativa em memória das vítimas dos incêndios de 2017. A acção terá inicio às 10 horas, junto à Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria e contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
Em comunicado a associaão explica que se trata de uma acção conjunta com a Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade que gere as Matas Nacionais que assegurará a manutenção das árvores no local nos próximos anos, incluindo a substituição dos sobreiros que não sobreviverem.
Assegurar que as árvores sobrevivem
No momento em que se multiplicam iniciativas de arborização com espécies autóctones por todo o país, em resultado do apoio desinteressado de cidadãos, de empresas e de organizações não-governamentais, a ZERO alerta para a necessidade de boas práticas para que se garanta a sustentabilidade dos investimentos a realizar.
Em primeiro lugar, a ZERO aconselha aos cidadãos e às entidades financiadoras que verifiquem se existem compromissos/garantias que as árvores e arbustos plantados são monitorizados e mantidos nos anos seguintes, já que, por norma, a mortalidade neste tipo de plantações é muito elevada nos primeiros anos, obrigando a substituir muitas árvores que não sobrevivem.
A associação alerta igualmente que em quase todas as áreas é necessário prever que, nos primeiros anos, a vegetação arbustiva é controlada periodicamente através de métodos que não impliquem a mobilização do solo (p. ex. com recurso a moto-roçadora ou corta-matos) para reduzir a competição e para prevenir a propagação de eventuais incêndios que possam ocorrer.
Foto: Amelia Monteiro / flickr