Astara Team certifica neutralidade carbónica no Rali Dakar 2024



A Astara Team concluiu a sua participação no Rali Dakar 2024 com um balanço net-zero de CO2 pelo terceiro ano consecutivo. Nesta edição, a equipa alcançou um novo patamar, em virtude de uma maior acuidade e abrangência na medição, combinando as emissões próprias da equipa (âmbito 1), as emissões próprias indiretas (âmbito 2) de todos os veículos utilizados pela equipa e as dos voos envolvidos no transporte do pessoal (âmbito 3), de acordo com o protocolo de medição de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

Para atingir o objetivo, foi utilizado um novo combustível sintético (e-fuel) 100% renovável nos veículos de competição. Tratou-se do culminar de um processo de melhoria contínua na formulação do combustível utilizado pela Astara Team, que na edição 2021-2022 incorporava 70% de energia renovável, tendo subido para 90% em 2022-2023. O combustível sintético é completamente neutro em carbono e apresenta um impacto ambiental nulo, uma vez que a quantidade de CO2 emitida para a atmosfera durante a combustão é a mesma que a extraída do ar durante a sua produção.

Os veículos de apoio e os geradores elétricos utilizados pela equipa consumiram e-fuel com 70% de incorporação de energia renovável. A combinação de combustíveis sintéticos permitiu uma redução de emissões equivalente a 18,6 toneladas de CO2, que teriam sido geradas caso se recorresse a combustíveis tradicionais. Esta quantidade é semelhante às emissões de um automóvel de gama média, que emita 144g/km, considerando um total de cerca de 130.000km e 8,6 anos de utilização (média de 15.000km/ano).

Tendo em conta as diferentes variáveis, com a quantificação dos âmbitos 1, 2 e 3, a Astara Team gerou o equivalente a 33,71 toneladas de CO2 no Dakar, o que representa uma redução de 11,86 toneladas em relação à anterior edição do evento.

Para atingir a neutralidade carbónica, a totalidade das emissões serão compensadas através da reflorestação de áreas degradadas na Colômbia. O programa será desenvolvido através do Projeto Vichada, que se dedica à produção e plantação de espécies de árvores nativas na bacia hidrográfica do rio Orinoco, beneficiando também a biodiversidade desta zona na América do Sul.

Astara TEAM: sustentável, eficaz e pioneira
A Astara Team foi pioneira de um movimento de sustentabilidade na competição automóvel, baseado na utilização de combustíveis sintéticos de origem renovável, que integra o Rali Dakar, a Fórmula 1 e o MotoGP.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...