Ateliê de arquitectura quer pôr londrinos a nadar até ao trabalho (com FOTOS)



Chama-se Lido Line e é a proposta do estúdio de arquitectura [Y/N] Studio para um novo meio de transporte para os londrinos fazerem o trajecto entre casa e o trabalho. É um meio de transporte sustentável e inovador: a natação.

A ideia, desenvolvida pelos arquitectos Alex Smith e David Lomax, utiliza um canal pouco utilizado de Londres, o Regents Canal, estendendo-se por 15 quilómetros. É uma gigantesca piscina. Os arquitectos responderam com este trabalho a um concurso de ideias da cidade de Londres e arrecadaram um honroso segundo lugar.

Apesar de todos os obstáculos à efectivação desta proposta, sobretudo ligados à inexistência de chuveiros nos locais de trabalho e ao longo Inverno londrino, a verdade é que a ideia está a ser mencionada por vários jornais britânicos de referência.

“Os canais sempre foram rotas funcionais para a indústria, mas agora são puramente para o lazer. Pensámos em tornar estes canais de água em algo útil, ligando as pessoas aos seus locais de trabalho”, avançou Smith.

Segundo o Guardian, a Lido Line seria constituída por uma espécie bacia limpa que, inserida no canal, permitiria aos londrinos nadar calmamente ao lado dos barcos – mas separados.

As principais estações entre os 15 quilómetros de piscina estariam equipadas com balneários e vestuários. Por outro lado, nos meses de Inverno, as áreas de natação poderiam ser geladas e transformadas numa pista de ski ou patinagem.

Mas há mais: as áreas de serviço – que têm os balneários – poderão transformar-se em locais públicos nocturnos, com cinema e eventos de entretenimento.

“Inspirámo-nos com o triatlo olímpico, ver pessoas a nadar na Serpetine”, concluiu Smith.

O que acha desta ideia? Será funcional? O leitor nadaria até ao seu local de trabalho?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...