Ateliê de Madrid transforma espaço de 18,5 m2 em apartamento acolhedor (com FOTOS)



Uma das tendências mais interessantes das próximas décadas será tornar habitáveis casas pouco maiores que contentores, à medida que parte da população mundial chega às megacidades.

Há já vários exemplos de como estes pequenos lugares se tornam habitáveis – há cidades, como Tóquio, no Japão, onde eles valem ouro – e até empresas portuguesas têm propostas para este mercado.

O projecto que lhe falamos hoje, aliás, não vem de longe. De Madrid, para sermos mais exactos. O ateliê MYCC Studio é responsável por este apartamento de 18,5 metros quadrados, um local para uma única pessoa que usa a criatividade para ser acolhedor e agradável – será difícil, porém, convidar amigos a visitarem esta casa.

A chave de todo o projecto é o enorme pé direito do apartamento, que foi utilizado para acomodar várias peças, limitadas em volume mas, ainda assim, “interligadas entre si visualmente”, explica o Treehugger.

O agregador explica que a forma arrumada da casa faz lembrar os antigos jogos de computador de plataformas, em que tudo está programado com características e tamanhos específicos.

A entrada da casa dá-se, curiosamente, no primeiro andar – o primeiro de dois – com umas escadas que ligam a uma cozinha. Perto da porta há uma espécie de sala de estar, da qual se desce para uma outra sala – maior – onde está colocada a cama. Há ainda um pequeno escritório. “Todas as partes da casa têm uma função e tudo funciona”, explica o agregador.

Não é uma casa para claustrofóbicos, mas todas as peças parece que se ligam de forma não linear e, ainda assim, fazem sentido.

Veja algumas fotos do apartamento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...