Ateliê quer disfarçar central eléctrica com montanha verde (com FOTOS)

Fundada nos anos 60, a central eléctrica de carvão de Wedel, na Alemanha, vai dar lugar a uma nova infra-estrutura, gerida pela sueca Vattenfall e que produzirá electricidade para a cidade vizinha de Hamburgo, mas também para a Holanda e Dinamarca.

A arquitectura desta nova infra-estrutura está agora a ser pensada, e a proposta do ateliê AZPA é irreverente: uma montanha verde que disfarce os edifícios e os torne em atracção local e espaço de lazer.

“Porque é que as centrais de energia têm de parecer, sempre, centrais de energia?”, perguntam os Arquitectos da AZPA, que pegam na localização da estrutura, perto do rio Elba, para devolver a natureza a um local que já foi uma imponente floresta.

A ideia inicial passa por erigir uma grande estrutura têxtil verde, que crie uma imediata barreira vegetal. Com o tempo, esta estrutura seria substituída por vegetação vertical.

Para além de plantas trepadeiras, o objectivo é plantar árvores à volta do terreno, sendo que, neste processo, as espécies mais altas e que crescem mais rápido serão escolhidas. Esta barreira visual verde poderá, também, capturar CO2.

“[A proposta] resolve o conflito entre a ecologia natural e o ambiente feito pelo Homem”, explica a AZPA (Alejandro Zaera-Polo Arquitectura). Veja algumas das fotos do projecto.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...