Atividades de fim de semana no futuro Museu da Água e Resíduos



A proposta de atividades de fim de semana no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos, para o mês em curso, reside na área da geologia e, em particular, nos “Fósseis”, com a abordagem da definição de fóssil e as pistas que estes materiais nos transmitem da época em que foram formados, foi divulgado em comunicado.

O desafio é, assim, segundo a mesma fonte, uma viagem no tempo para recuar milhões de anos. A atividade, que estará disponível em qualquer horário em função da afluência de visitantes, culminará com a construção de um fóssil.

Mas, para participar nesta atividade, terá de deslocar-se à Ribeira de Sintra no fim de semana de 11 e 12 de novembro, porque os sábados e domingos seguintes, dias 18 e 19 e 25 e 26, vão ser especiais devido à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (18 a 26 de novembro). Nos dias 18 e 19, estará em destaque a “Reutilização” e, no último fim de semana, todas as atenções estarão centradas em construir um “Varandim Aromático”.

As atividades desenvolvidas no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra inserem-se no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento social, económico e ambiental à escala planetária, e vão ao encontro da divulgação das atribuições dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra): abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos.

No próximo fim de semana, dias 11 e 12, os “Fósseis” assumirão o protagonismo, mas a programação, durante o mês de novembro, será muito diversificada. Nos dias 18 e 19, é a vez da “Reutilização” e, no último fim de semana de novembro, a construção de um “Varandim Aromático”.

A “Reutilização” abordará a importância da reutilização de produtos e materiais, incentivando a repensar o descarte de materiais e a redução de consumo, enquanto o “Varandim Aromático”, com cultivo sustentável de plantas aromáticas, consiste na construção de pequenas estufas com materiais reciclados.

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (18 a 26 de novembro), este ano centrada na temática das “embalagens”, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra vai receber ainda a dinamização de um conjunto de jogos interativos, nomeadamente “”Aprender com a Prática”, “Parede de Batak”, “Resíduos aos Pares” e “Jogo da Compostagem”, assim como a exposição “Reciclagem e Resíduos” que sensibiliza para a deposição correta de resíduos e a adoção de boas práticas ao nível do respetivo ciclo urbano.

 

Recorde-se que o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra vai dar lugar, em 2024, ao Museu da Água e Resíduos, um espaço museológico que se pretende afirmar como um polo de referência ao nível da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do ambiente, para além de divulgação das atribuições dos SMAS de Sintra (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...