Aumento da Quota de Pesca põe em risco recuperação da sardinha ibérica



A Plataforma de Organizações Não Governamentais sobre a Pesca – PONG-Pesca está preocupada com o aumento da quota de pesca da sardinha, proposto pelos governos de Portugal e Espanha à Comissão Europeia. Segundo esta associação, os sinais de recuperação da população de sardinha ibérica entretanto registados poderão ser invertidos se as pretensões governamentais forem atendidas.

Para a PONG-Pesca, seguir o parecer do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (CIEM), autoridade que recomenda uma quota de pesca de 12 mil toneladas permite limitar riscos e ter garantias de recuperação do stock. De acordo com o CIEM, se esse valor for respeitado em 2017, a quota já poderá subir para 23.000 toneladas sem ameaçar a recuperação da população de sardinhas no mar ibérico. Tal expectativa levou a PONG-Pesca a apoiar estas recomendações: “Para que a pesca seja sustentável é essencial permitir que estes peixes atinjam a idade adulta nos próximos 2-3 anos”, adverte, não escondendo a preocupação com as propostas governamentais.

Em vez da quota de 12 mil toneladas, aconselhada pelo CIEM, os executivos de Portugal e Espanha propuseram à Comissão Europeia um aumento para 17 mil toneladas.

Assim, permite-se que este estabilize em quantidades necessárias para permitir uma pesca sustentável nos próximos anos e assegurar as importantes funções que a espécie desempenha nos ecossistemas marinhos da costa portuguesa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...