Austrália: zoo celebra nascimento de quatro novos diabos da Tasmânia
Uma doença muito comum de tumor facial está a levar o diabo da Tasmânia, aos poucos, à extinção, por isso foi com bastante comoção que o zoo de Taronga, na Austrália, recebeu quatro novos jovens indivíduos.
Esta doença, uma forma contagiosa de cancro, é exclusiva dos diabos da Tasmânia e levou à morte de até 90% dos indivíduos em algumas populações selvagens. Para tentar ultrapassar esta situação, vários zoos lançaram programas de conservação para evitar que o animal se extinga.
Três dos recém-nascidos são do sexo feminino e um do masculino. “A Moretti é uma mãe muito protectora e estamos muito contentes com a forma como ela está a tratar e dar carinho aos filhos”, explicou a tratadora Denyell Woodhouse. “Os pequenos vão ficar com a sua mãe até aos 12 meses, antes de se tornarem independentes”
O diabo da Tasmânia é o maior marsupial carnívoro e todos os nascimentos são importantes. No futuro, os quatro animais serão utilizados em programas de reprodução em cativeiro. “Espera-se que estes quatro tenham um papel importante no programa de reprodução, continuando a criar uma grande diversidade genética à população”, concluiu Woodhouse.
[nggallery id=1185 template=greensavers]