Australiana de 17 anos inventa purificador de água que gera energia solar



Há 780 milhões de pessoas no mundo sem acesso a água potável e 1,3 mil milhões sem energia eléctrica – esses números são há muito conhecidos, mas pouco se faz para os combater. Uma estudante australiana de 17, porém, é a excepção à regra do imobilismo e decidiu tentar puxar pelas suas competências – a paixão pela química – para criar uma solução económica para o problema.

Para tal, a jovem inventora Cynthia Lam concebeu um dispositivo amigo do ambiente, barato e portátil para purificar as águas residuais e gerar electricidade no processo, utilizando apenas a energia solar. Baptizado de H2prO, o aparelho é constituído por duas partes: uma unidade superior para purificar a água e gerar hidrogénio, e um compartimento inferior onde a água é filtrada novamente.

A água suja entra na parte superior do dispositivo e passa entre uma malha de titânio, que esteriliza a água quando activada pela luz solar. Depois, essa reacção fotocatalíctica divide a água em oxigénio e hidrogénio, sendo o último utilizado por uma célula de combustível de hidrogénio, para gerar energia.

Quando existem impurezas na água como detergentes, a H2prO também pode proporcionar mais hidrogénio, o que permite que o dispositivo gere ainda mais energia.

“No futuro, gostaria de estudar medicina ou ciências do ambiente, porque quero ser capaz de ajudar os necessitados. Há ainda um longo caminho a percorrer, mas estou feliz de ter tomado o meu primeiro passo para fazer a diferença”, explicou Cynthia na página do projecto.

Segundo o Planeta Sustentável, Cynthia é uma das 15 finalistas da Feira de Ciências do Google de 2014. Um excelente começo de vida profissional para, quiçá, uma futura investigadora que poderá um dia ajudar a solucionar alguns dos mais complicados problemas do Planeta Terra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...