Autocarros de Londres testam tecnologia que detecta ciclistas e peões



A Transport for London (TfL), responsável pela rede de transportes públicos de Londres, vai testar nos autocarros da cidade um novo software de detecção de peões e ciclistas. O sistema vai estar em funcionamento durante este mês e visa contribuir para o reforço da segurança rodoviária nas estradas.

“CycleEye”, da Fusion Processing Limited, e “Cycle Safety Shield”, da Safety Shield Systems Limited, são as duas tecnologias a serem testadas e que vão permitir aos motoristas dos autocarros receberem alertas instantâneos sempre que se aproximarem do veículo  peões ou ciclistas, explica o portal Menos Um Carro.

Enquanto o “CycleEye” é uma tecnologia de detecção de ciclistas, que utiliza um radar e uma tecnologia óptica, emitindo um alerta áudio ao condutor, o “Cycle Safety Shield” detecta peões e motociclistas, disponibilizando alertas visuais e auditivos.

O novo software será instalado em quatro autocarros e estará em teste durante seis semanas. As rotas em causa — a 25, entre Oxford Street e Ilford via Mile End, e a 73, entre Victoria to Stoke Newington via Oxford Circus e Kings Cross — foram especificamente escolhidas para este projecto, dado o elevado número de pedestres e ciclistas que as utilizam.

“Este é outro óptimo exemplo de como Londres está na liderança, utilizando as tecnologias inovadoras mais recentes para melhorar a segurança de todos os que usam as estradas. Vimos melhorias reais na redução do número de acidentes que envolvem autocarros nas nossas ruas e, se este teste for bem-sucedido, vamos estendê-lo a toda a frota de Londres”, revelou a vereadora para os transportes de Londres, Isabel Dedring.

Estes sistemas fazem parte dos esforços da TfL para reduzir em 40% o número de mortes e de feridos graves nas estradas londrinas em 2020. O objectivo integra uma lista de seis compromissos para melhorar a segurança rodoviária na cidade assumidos em Fevereiro passado pelas duas entidades. Dados relativos a 2013 mostram que o número de mortos e feridos com gravidade em acidentes envolvendo autocarros diminuíram em 38% e 22%, respectivamente, em relação a 2012.

No primeiro trimestre deste ano, ainda segundo dados da TfL, 283 dos acidentes envolvendo autocarros nas ruas de Londres resultaram em ferimentos que obrigaram à assistência no hospital, outros dois foram fatais.

Foto:   AndrewHA’s  / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...