Automóveis elétricos em cidade. A escolha acertada
Conduzir um veículo elétrico oferece várias vantagens em comparação com os carros movidos a combustíveis tradicionais (gasolina ou diesel), principalmente se estivermos a falar de circuitos urbanos.
Os veículos elétricos não emitem gases de escape, como dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogénio (NOx) e partículas finas, contribuindo para melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição do ambiente. O que é bastante vantajoso para o planeta e para a nossa saúde. Além de emitirem menos gases poluentes, os carros elétricos também têm uma pegada de carbono menor, especialmente se a eletricidade utilizada para recarregar as suas baterias tiver proveniência de fontes renováveis, como a energia eólica e solar.
Para a cidade, a condução de carros elétricos contribui para reduzir o congestionamento e a poluição sonora nas áreas urbanas, pois estes veículos são mais silenciosos e podem ajudar a descongestionar as estradas quando utilizados para serviços de transporte público. Apesar de não ser um benefício exclusivo dos carros elétricos, também o tamanho das viaturas impacta, não só no estacionamento, como também nas filas de trânsito. Um bom exemplo, é a gama da smart, que, com carros compactos oferece uma panóplia de soluções para a cidade.
INCENTIVOS E CUSTOS
Adicionalmente, algumas cidades oferecem incentivos aos proprietários de carros elétricos, como estacionamento gratuito ou descontos em taxas de estacionamento. Isto torna mais conveniente e económico estacionar o veículo em áreas urbanas movimentadas.
Em termos de custos, por norma o veículo elétrico tem um custo menor em comparação com os carros a gasolina ou diesel. Os preços da eletricidade costumam ser mais estáveis e menores do que os dos combustíveis fósseis, resultando em economias significativas a longo prazo.
Também os motores elétricos têm menos peças móveis e menos desgaste mecânico do que os motores a combustão interna. O que leva a menos manutenção e menores despesas com revisões periódicas.
Nos circuitos urbanos, hoje em dia, existem muitas opções de carregamento, sendo que também é possível recarregar a bateria dos elétricos em casa. Por exemplo, com umsmart é possível desfrutar de um super carregamento DC em menos de 30 minutos (150kM 10-80%), desde que tenha acesso a uma tomada elétrica.
CONDUÇÃO ELÉTRICA
No que diz respeito a condução, os carros elétricos costumam ter uma entrega de torque instantânea, proporcionando aceleração rápida e uma experiência de condução ágil e emocionante. E sendo que a tecnologia está sempre em constante evolução, passou a ser habitual vermos o melhor da tecnologia automóvel nos veículos elétricos.
Em trajetos de curta distância, estes automóveis são mais eficientes, com paragens e arranques frequentes, comuns em cidades. A recuperação de energia regenerativa, que ocorre durante a travagem, ajuda a aumentar a eficiência energética nestas condições de condução.
Resumidamente, ao optar por um veículo elétrico, está a contribuir na transição para um sistema de transporte mais sustentável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e ajudando a combater as alterações climáticas. Além do facto que conduzir carros elétricos dentro da cidade não apenas proporciona uma experiência de condução mais amiga do ambiente, como também oferece vantagens económicas e operacionais. A crescente infraestrutura de recarga e os incentivos governamentais estão a tornar os carros elétricos uma opção cada vez mais atraente para a mobilidade urbana sustentável.