Aves selvagens estão a ser vendidas ilegalmente no site OLX
Foram recentemente detectados, nas redes sociais e no site de comércio online OLX, anúncios de venda de aves retiradas da natureza, com vista à sua comercialização. A situação constitui uma ilegalidade e prepara-se já para ser denunciada às autoridades competentes.
Luís Costa, director executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), informou o Green Savers que obteve conhecimento do assunto através do alerta de alguns sócios da SPEA. O responsável descreve a situação como “inadmissível” e prepara-se para tomar algumas medidas.
A SPEA vai denunciar a situação às autoridades competentes na área – o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que gere as autorizações para o comércio de aves. Ao mesmo tempo, vai alertar todos os seus sócios da situação, de modo a que o máximo de pessoas consiga identificar casos semelhantes em circulação pela internet.
O OLX também será contactado pela SPEA, de modo a estar mais atento e estreitar a permissão de anúncios deste género na sua plataforma. Segundo Luís, o site “não deve permitir estes anúncios, como não permite o comércio de armas ou de droga”.
O director da ONG reforça que estamos perante uma prática ilegal e que os animais em causa estão a ser retirados da natureza para este fim.
Luís Costa esclarece que o comércio de aves exige a reunião de uma série de condições específicas, não verificadas nos anúncios em causa. Os animais comercializados precisam de ser criados em cativeiro, de estar registados e de possuir credenciais específicas para o efeito. O que, neste caso, não acontece.
Foto: Rodrigo Saldanha, sob licença Creative Commons