Avião solar vai ligar os dois extremos dos Estados Unidos



Depois de ter batido vários recordes, entre os quais o do primeiro voo intercontinental a energia solar, entre Madrid (Espanha) e Rabat (Marrocos), o Solar Impulse vai este Verão ligar as cidades de São Francisco e Nova Iorque, nos dois extremos norte-americanos, naquela que será a primeira viagem a energia solar ligar os dois pontos do continente americano.

O projecto foi anunciado por Bertrand Piccard e André Borschberg na terça-feira à noite e verá a luz do dia no Verão. Se bem sucedida, a aventura será a primeira viagem a energia solar na história da aviação norte-americana.

A logística da viagem ainda não está definida, mas a viagem arrancará em São Francisco, na Califórnia, e terá Nova Iorque como destino final. Uma das paragens será feita em Washington D.C..

O avião Solar Impulse tem 11.628 células solares nas suas asas, que são capazes de fornecer energia aos seus quatro motores de 10 cavalos. A máquina tem a envergadura de um Aribus A340 mas, surpreendentemente, pesa apenas 1.600 kg.

O avião voa de forma muito mais lenta que um avião comercial – 70 km/h – mas utiliza o mesmo combustível que uma scooter, o que é impressionante. E apesar de o Solar Impulse obter a sua energia a partir do Sol, ele pode voar noite e dia, sem utilizar combustível.

Há uma outra curiosidade: o avião, que está na Suíça até Março, será desmontado e enviado para a Califórnia. A montagem dura três semanas.

Esta viagem servirá de aquecimento para o grande objectivo de Piccard e Borschberg: fazer uma volta ao mundo no avião solar em 2015. Será muita ficção científica ou um projecto fazível?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...