Avistada na Escócia borboleta que não se via desde 1884



As alterações climáticas normalmente são a causa de muitas notícias menos positivas. Mas desta vez crê-se que é graças a elas que se conseguiu avistar na Escócia, pela primeira vez desde 1884, uma espécie rara de borboletas: a White Letter Hairstreak.

Esta borboleta é uma espécie endémica das ilhas britânicas e encontra-se em vias de extinção há cerca de 40 anos. O seu pior ano foi em 2016, com um decréscimo populacional de 72%, segundo o The Guardian.

A White Letter Hairstreak tem um gosto especial por olmos, sendo raras as vezes que se deixa avistar por preferir viver no topo destas árvores. A sua região favorita era o sul da Grã-Bretanha, onde as condições climáticas eram as ideais e havia uma abundância destas árvores. Mas quando em 1970 os olmos foram atacados por uma praga e começaram a morrer, esta espécie de borboletas começou a desaparecer.

Segundo conta Paul Kirkland, da instituição Butterfly Conservation Scotland, “as alterações climáticas são uma faca de dois gumes. Graças ao aumento das temperaturas, várias espécies de borboletas começam a subir mais para norte.”

Este factor aliado à circunstância de a Escócia ser um país onde abundam olmos, pode representar uma nova esperança para que esta bela população encontre ali o local ideal para voltar a crescer.

Foto: Wiki Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...