B-Parts passa a disponibilizar relatório com cálculo de poupanças de CO2 das peças automóvel usadas

A B-Parts, líder europeia no comércio eletrónico de peças automóveis usadas, estabeleceu uma parceria com a Eco Repair Score, entidade pioneira no cálculo das poupanças de CO2 na utilização de peças usadas na reparação de veículos, através da qual passará a disponibilizar um relatório que permite confirmar estas poupanças associadas às peças compradas na sua plataforma, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o relatório poderá ser facultado a companhias de seguros, empresas gestoras de frotas ou outros clientes B2B que pretendam estar mais conscientes da poupança de CO2 decorrente da compra de uma peça automóvel usada na B-Parts.
“Queremos dar aos nossos clientes B2B todas as ferramentas que promovam a adoção de peças usadas. Ao integrar o Eco Repair Score na nossa plataforma, não só reforçamos o nosso compromisso com a sustentabilidade, como também acrescentamos valor à experiência de compra e apoiamos as empresas no cumprimento das suas metas de ESG”, afirma Manuel Araújo Monteiro, administrador da B-Parts.
Através de uma metodologia baseada na análise do ciclo de vida (Life Cycle Assessment), desenvolvida pela VITO – organização de referência em investigação tecnológica –, o sistema permite uma comparação rigorosa entre peças usadas e novas, tendo em conta o impacto gerado durante a produção, embalamento, transporte e reciclagem. Funciona como uma classificação ambiental, concebida especificamente para o setor automóvel.
Com mais de um milhão de peças vendidas até à data, a atividade da B-Parts já contribuiu para evitar a emissão de cerca de 60.000 toneladas de CO₂ – o equivalente a aproximadamente 190.000 viagens de automóvel entre o Porto e Londres. Em média, cada peça reutilizada representa uma redução superior a 50% das emissões face à sua alternativa nova. A poupança económica gerada para os clientes ultrapassa os 50 milhões de euros, com reduções que podem variar entre 50% e 70% por peça.