Babcock Ranch, a comunidade “verde” que resistiu ao Furacão Ian



Babcock Ranch, uma comunidade no sudoeste da Florida, é o primeiro lugar da América resistente às intempéries que é totalmente alimentado por energia solar. A comunidade tem muito a comemorar. É o primeiro aglomerado construído com as ameaças de alterações climáticas em mente, para proteger os seus residentes dos furacões.

Segundo a CNN, a comunidade utiliza mais de 700 mil painéis solares individuais que geram energia suficiente para alimentar mais de 2 mil lares. Além disso, alguns dos residentes instalaram painéis solares pessoais para aumentar o fornecimento em caso de qualquer eventualidade. Este cenário contrasta com os subúrbios vizinhos que dependem fortemente de fontes de energia de combustíveis fósseis.

Outro fator considerado foi a resiliência climática contra fortes tempestades. Além disso, as ruas são concebidas para conter a água das cheias, de modo a não chegar às casas.

A maior ameaça à comunidade surgiu durante o recente furacão Ian. De categoria quase 5, destruiu os vizinhos Forte Myers e Naples, mas o Rancho Babcock permaneceu firme. Para além de arrancar algumas árvores aqui e ali, os residentes da comunidade permaneceram em segurança.

Após o furacão, mais de 2,6 milhões de pessoas em todo o estado perderam o acesso à energia. No entanto, os residentes desta comunidade não perderam água nem energia. As linhas elétricas da cidade são escavadas no subsolo para evitar os inconvenientes causados pelas tempestades.

“Temos agora provas do caso porque [o furacão] passou mesmo por cima de nós”, disse Nancy Chorpenning, uma residente do Rancho Babcock de 68 anos, aos repórteres da CNN. “Temos água, electricidade, internet – e podemos ser as únicas pessoas no sudoeste da Flórida que são tão afortunadas”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...