Babuínos tomam decisões de forma democrática
Os babuínos são animais que vivem em grupo e têm hierarquias bastante bem estabelecidas entre si, tal como outros animais que vivem em grupo, como outros primatas ou os lobos, por exemplo. Um novo estudo descobriu, porém, que os grupos extremamente hierarquizados dos babuínos tomam algumas das suas decisões de forma democrática.
A conclusão é de uma equipa internacional de investigadores, composta por elementos das universidades de Princeton e Califórnia (Estados Unidos), da Universidade de Oxford (Reino Unido) e da Universidade de Konstanz (Alemanha), que estudou os comportamentos de uma comunidade de babuínos-anúbis.
Para estudar os animais, a equipa de investigadores muniu alguns dos babuínos do Centro de Investigação Mpala, no Quénia, com coleiras GPS. O objectivo era saber se decidiam de forma democrática ou se agiam de forma hierárquica, sendo guiados pelo líder. As conclusões foram publicadas na revista científica Science.
“As nossas observações sugerem que muitos ou todos os membros de um grupo podem ter voz, mesmo em sociedades muito hierarquizadas”, afirma Margaret Crofoot, investigadora que participou no estudo, cita a agência SINC.
Durante a investigação os cientistas encontraram várias provas de decisões tomadas em conjunto neste grupo de babuínos estudado, o que revela que a democracia pode ser uma característica inerente ao comportamento colectivo ou uma forma de decisão que determina para onde vai e o que faz o grupo, mesmo neste grupo fortemente hierarquizado.
Foto: Bernard Spragg / Creative Commons