Bacon, salsichas, presunto e torresmo podem deixar os supermercados em 2013



O alerta é da Associação Nacional de Porcos da Grã-Bretanha (NPA): em 2013, o bacon, salsicha, presunto e torresmo correm risco de deixar a prateleira dos supermercados. O perigo de extinção dos alimentos derivados do porco tem como pano de fundo as fortes secas sentidas nos Estados Unidos, por exemplo.

“A situação já chegou a um ponto praticamente inevitável”, explicou a NPA em comunicado. “Os Governos estão a ficar cada vez mais preocupados”, explica a associação.

Para além das secas norte-americanas, as alterações climáticas, que afectam cada vez mais, a agricultura global, está a levar os alimentos atingirem preços nunca antes visto. Em Julho, de acordo com o Banco Mundial, o preço do milho e soja – usados para alimentar os porcos – teve um crescimento de 25 e 17%, respectivamente.

Uma das formas encontradas para contornar esta situação foi sacrificar os animais. Assim, a carne de porco está excedente nos supermercados. Só nos Estados Unidos, este ano, a oferta aumentou em 31% em Agosto, em relação ao ano anterior.

No entanto, em 2013 a tendência será oposta. Como o número de porcos criados para abatimento diminuirá, encontrar alimentos derivados da carne suína será também mais raro. E caro.

Segundo o NPA, a única forma de reverter a situação é pedir aos supermercados que paguem mais aos produtores. E o leitor, era capaz de pagar mais para não ficar sem alimentos derivados do porco?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...