Bactérias simbióticas acompanham as células marinhas na camada superior do oceano



Tal como o corpo humano serve de habitat a bactérias e outros micróbios, diversos organismos minúsculos, conhecidos como protistas, albergam os seus próprios microbiomas.

Numa nova investigação publicada esta semana, uma equipa liderada por cientistas do Marine Biological Laboratory (MBL) revela que as bactérias simbióticas acompanham frequentemente os protistas unicelulares na camada superior do oceano. Alguns destes simbiontes, descobriram, são parentes próximos de bactérias patogénicas para os animais, incluindo os humanos.

“Sabemos que existem muitos simbiontes no mundo, mas foi surpreendente descobrir que os protistas predadores mais pequenos e mais comuns no oceano têm simbiontes a viver com eles”, diz a autora sénior Alexandra Worden, cientista sénior do MBL.

Os protistas que a sua equipa estudou estão entre os mais pequenos do oceano, medindo entre dois e cinco microns, aproximadamente o tamanho de uma partícula de pó ou de um pequeno esporo de bolor.

A descoberta destas linhagens de simbiontes lança luz sobre a evolução dos seus parentes bacterianos – sejam eles simbiontes ou patogénicos -, o que poderá ajudar os investigadores a compreender os vetores de doenças e as infeções que causam nas pessoas.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...