Bahamas: escultura marinha gigante alerta para colapso dos oceanos (com FOTOS)
Não se sabe o que terá passado pela cabeça de Jason deCaires Taylor para desenvolver este megalómano projecto, mas aparentemente ele já estará a dar frutos. Denominado Ocean Atlas, o projecto é, na verdade, uma escultura gigantesca que pretende alertar para o colapso dos oceanos e corais.
A escultura homenageia Altas, o titã da mitologia grega condenado por Zeus a carregar os ceús sobre os ombros para a eternidade, e tem cinco metros de altura, chegando até ao fundo do mar. Ela foi instalada na costa oeste de New Providence, em Nassau, nas Bahamas.
A escultura tem a cara de uma jovem e pretende alertar para a sobrepesca, a poluição e o aquecimento global, responsáveis pelo colapso dos oceanos.
Encomendada pelo Bahamas Reef Enviroment Educational Foundation, a escultura foi montada em partes, por debaixo da água. O material utilizado tem pH neutro, que funciona como um recife artificial, permitindo assim a colonização de novos corais e retirando o stress provocado pelo turismo em outros habitats naturais.
No topo da escultura há uma luz solar e uma bandeira sinalizadora, que servirão como guia para navegadores, alerta o Planeta Sustentável. Veja algumas fotos do projecto.
[nggallery id=1103 template=greensavers]