Baião implementa campanha de separação de resíduos biológicos
Baião vai implementar um projeto de gestão de resíduos biológicos que inclui a disponibilização às famílias de um balde ou contentor para deposição de restos de comida ou da preparação das refeições, foi ontem revelado pela autarquia.
No âmbito daquela campanha, os munícipes vão ser convidados a separar a comida deixada no prato, a comida fora de prazo de validade e os restos da confeção das refeições, como cascas de ovos, legumes, fruta, saquetas de chá e borras de café.
“Em pontos específicos do concelho, junto aos maiores aglomerados populacionais, serão instalados novos contentores, onde deverão ser depositados os resíduos, com recurso a um cartão de acesso disponibilizado pela autarquia”, acrescenta-se na informação enviada à Lusa
A campanha vai ser implementada no território de forma faseada, em função da dimensão populacional, devendo alargar-se à totalidade daquele concelho do interior do distrito do Porto.
Sobre o projeto, o vereador do Ambiente, Henrique Ribeiro, sublinha tratar-se de “mais um passo importante, em linha com as políticas ambientais e de sustentabilidade do concelho, rumo a um futuro cada vez mais verde”.
Neste caso, prossegue o autarca, “ao fator ambiental acresce o económico, aproveitando-se para rentabilizar os resíduos na produção de energia e de fertilizantes orgânicos 100% naturais, além de diminuir a deposição em aterro”.