Bairro de Berlim proíbe varandas, segunda casa de banho, lareiras e chão aquecido
Em Pankow, divisão administrativa que pertence a Berlim, os preços de habitação são proibitivos. Para evitar que estes se tornem ainda mais caros, as autoridades locais proibiram na semana passada melhoramentos na estrutura das casas: segundas casas de banho, lareiras, varandas e chão aquecido.
Segundo os governantes, Pankow tem-se tornado numa zona luxuosa de Berlim – e os seus apartamentos deixaram de ser acessíveis para os cidadãos locais. Os habitantes de Pankow também deixarão de ter estacionamento garantido.
Este é, de resto, um problema de toda a cidade. Em Pankow, porém, ele está a causar tensões entre a população: quem vive na zona há vários anos deixou de ter dinheiro para lá continuar, o que causa, claro, um grave problema urbano e de comunidades.
No distrito vizinho de Prenzlauer Berg, este problema atingiu tal dimensão que milhares de habitantes tiveram de se mudar para Pankow. Agora, as autoridades evitam a todo o custo que Pankow se torne num novo Prenzlauer Berg.
Como explica o The Atlantic Cities, estas medidas não são especialmente graves. Os apartamentos de Berlim são suficientemente confortáveis para evitarem ter os chãos aquecidos ou lareira. Por isso, a medida tem sido muito bem recebida por toda a comunidade e comunicação social local.