Baleia encalhada em rio australiano infestado de crocodilos regressou ao mar

A baleia jubarte que encalhou no início deste mês nem um rio infestado de crocodilos conseguiu regressar ao mar neste fim de semana, confirmou hoje o Departamento Australiano de Parques Naturais.

“A baleia conseguiu sair na maré alta”, indicou o Departamento numa mensagem do Facebook, observando que o cetáceo está “em boas condições” e aparentemente livre de doenças depois de passar semanas num rio no Parque Nacional de Kakadu, numa área remota do norte da Austrália, lar de crocodilos de água salgada.

“Este é o melhor resultado que poderíamos esperar”, disse a cientista do governo do Território do Norte, Carol Palmer, na mensagem do Facebook, acompanhada por uma fotografia onde o espécime aparece a nadar de lado com uma barbatana levantada.

A baleia entrou no rio no início do mês junto com outros dois exemplares, mas o paradeiro dos outros dois é desconhecido e as autoridades informam que podem ter voltado ao mar aberto ou permanecer submersos durante os avistamentos.

Acredita-se que o trio de baleias jubarte se enganou na sua rota de migração entre as águas antárticas e áreas mais quentes ou entraram no rio por curiosidade.

A população de baleias jubarte na Austrália, que conta com duas populações migratórias que navegam nas costas oeste e leste, é de 70 mil, número que vem aumentando devido às medidas de proteção implementadas pelo país.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...