Baleias cinzentas gravemente ameaças pelos navios no Oceano Pacífico
As populações de baleias cinzentas (Eschrichtius robustus) têm vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, existindo cerca de 26.960 indivíduos atualmente no mundo. Ainda assim, a espécie encontra-se na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
Um estudo recente indica que os navios no Oceano Pacífico Norte são uma grande ameaça à espécie. Durante a sua rota de migração, para norte e para sul, as baleias acabam por se cruzar com os navios comerciais. A ameaça está relacionada não só com o embate (que causa ferimentos ou até a morte), como com a exposição ao ruído emitido pelos mesmos. A pesca comercial foi apontada igualmente como um potencial risco.
“Choques fatais ou debilitantes de baleias cinzentas com navios são mais comuns do que os choques com outras baleias do Pacífico Norte, como baleias jubarte, comuns e azuis. O número de choques de baleias cinzentas pode variar de dezenas a poucas centenas a cada ano”, afirma Gregory Silber, autor do artigo, à IUCN.
A equipa comparou a distribuição das baleias com a densidade sazonal de tráfego no oceano em 2019. Os locais identificados como mais preocupantes para as baleias cinzentas são o Mar de Bering, inclusive nas Ilhas Aleutas, no Golfo do Alasca, na costa oeste da América do Norte, no Mar de Okhotsk e perto da Península de Kamchatka, na Rússia.
Os autores sugerem que se desenvolvam novos relatórios acerca dos acidentes, de maneira a que se consiga prevenir este risco, e aconselham a mudanças nas rotas de navegação (criando novos corredores marítimos), a que se limite a velocidade nos navios e a que se detecte a presença de baleias através dos instrumentos necessários.