Banco alemão vai ter o edifício mais sustentável da Europa
A sede do banco alemão KfW em Frankfurt, construída em Maio de 2010, deverá ser considerada, a curto prazo, o edifício mais sustentável da Europa, caso se confirmem as características de eficiência energética que o atelier de arquitectura Sauerbruch Hutton, responsável pelo projecto, lhe incutiu.
O edifício tem metas sustentáveis muito agressivas, procurando chegar a um consumo de energia de apenas 7kW por metro quadrado, por ano. Neste caso, a inovação da Sauerbruch Hutton teve como pano de fundo uma espécie de dupla pele, colocada no edifício e controlada por milhares de janelas programadas através de computador. Desta forma, as janelas deixam entrar apenas a necessária quantidade de ar, o que permite ter um edifício quente no Inverno e fresco no Verão.
O atelier de arquitectura pensou também na harmonia com os edifícios vizinhos, pelo que o formato do prédio foi construído num ângulo perfeito para deixar apenas a brisa deslizar para o seu interior, reduzindo as pressões de ar desiguais na superfície.
A fachada da torre de controlo, com mais de 400 metros quadrados, controla com grande precisão a quantidade de ar que entra no edifício. Existem também monitores ambientais no exterior e interior, que calculam quando – e quanto – devem as janelas exteriores abrir. Isto tendo em conta a direcção do vento, temperatura e velocidade.
Apesar de todas esta parafernália tecnológica, quem se encontra dentro do edifício pode facilmente abria as janelas para deixar entrar o ar.
O objectivo destas medidas é reduzir a utilização de equipamentos de arrefecimento – ou aquecimento. Para além de ganhos ambientais, também a saúde de quem trabalha no KfW de Frankfurt fica a ganhar.
O edifício venceu recentemente o prémio de Melhor Arranha-Céus da Europa, mas o que contará, realmente, é o prémio de edifício com melhor eficiência energética do Velho Continente. Este Verão, o edifício será sujeito a um batalhão de testes relacionados com a sua eficiência energética. Lá para o Outono teremos os resultados.