Banco ético alerta para os investimentos em combustível fóssil
Por toda a Europa têm vindo a surgir bancos éticos, ou seja, bancos que se preocupam com questões ambientais e sociais na hora da investir o dinheiro dos seus clientes.
No Reino Unido, o Triodos Bank, conhecido pela sua ética ambiental, lançou uma campanha sob o mote “Don’t be a fossil fool” no intuito de chamar a atenção para o destino do dinheiro que se deposita nos bancos.
Um estudo feito pelo Triodos revela que, quase dois terços dos britânicos não quer o seu dinheiro investido na indústria de combustíveis fósseis. No entanto, o banco alerta que os cidadãos podem estar, sem saber, a investir nesta indústria nociva para o clima, dado que desde 2016 os bancos principais investiram nela mais de 150 biliões de libras.
Bevis Watts, CEO do Triodos Bank, defende que “Os bancos do Reino Unido deviam usar o dinheiro guardado e investido para proteger os interesses dos seus clientes a longo prazo, na criação de um futuro sustentável.”
Existe assim uma falta de transparência, e deve-se “permitir que os clientes façam escolhas informadas” defende o diretor, porque que os investimentos ‘verdes’ são também importantes no combate à crise climática. A campanha vê a necessidade de reforçar esta ideia, pelo facto desta solução estar em último na lista de importância dos inquiridos.