Barack Obama anuncia maior reserva marinha do mundo



O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou hoje a expansão da área do Oceano Pacífico que fica fora dos limites de pesca e desenvolvimento de infra-estruturas marinhas, como a pesquisa mineira.

Com esta medida, os Estados Unidos passarão a ter a maior reserva marinha do mundo. A região chama-se Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico e foi criada em 2009, por George W. Bush, mas Obama vai aumentar o seu tamanho seis vezes.

Assim, serão protegidos 643.000 quilómetros quadrados de águas oceânicas à volta de ilhas tropicais e atóis, incluindo a Ilha de Wake, o atol de Johnson, a ilha de Jarvis e outras no Oceano Pacífico sul e central. Em termos comparativos, a nova área protegida tem o tamanho dos estados do Texas, Novo México e Oklahoma juntos – e repare que só estado do Texas tem um tamanho considerável.

“Expandir [este território] irá proteger ainda mais os recifes de coral profundos, montes submarinos e ecossistemas marinhos, que são únicos a esta parte do mundo e onde existem algumas das mais vulneráveis áreas que impactam as alterações climáticas e acidificação oceânica”, explicou a Casa Branca em comunicado.

Segundo a mesma fonte, os oceanos mundiais estão “sob assalto” de várias ameaças feitas pelo homem e que estão a alterar a química das águas do oceano: estes estão a ficar mais acidificados, o que danifica os corais. A acidificação do oceano está a ocorrer 50 vezes mais rápido que outra qualquer mudança em milhões de anos.

Segundo o Mashable, a nova área protegida terá 130 montes submarinos, muitos deles vulcânicos, e é a casa para espécies ainda não descobertas. Embora a pesca comercial esteja proibida, será permitida “actividade pesqueira tradicional e recreacional que seja consistente com os objectivos da conservação”.

“Hoje é um dia importante para a conservação do oceano neste país”, explicou Matt Rand, da Pew Charitable Trust’s Global Ocean Legacy Project. Desde 1906 que os presidentes norte-americanos têm utilizado a sua autoridade para designar monumentos nacionais – o primeiro a fazê-lo foi Theodore Roosevelt, que estabeleceu o Monumento Nacional da Torre do Diabo, no Wyoming.

Foto: U.S. Fish and Wildlife Serv / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...