Barcelona quer reduzir número de pombos através de contraceptivos

Na próxima semana Barcelona vai instalar 40 distribuidores automáticos de comida à base de milho com nicarbazina, uma substancia contraceptiva. O objectivo passa por um maior controlo dos cerca de 85 mil pontos que actualmente ocupam as ruas de Barcelona.

Estes distribuidores de comida serão instalados em pontos críticos da cidade, onde a densidade populacional desta espécie é mais elevada. A medida surge no seguimento de várias queixas de moradores e turistas, todas directamente ligadas a mal-estar causado por estas aves.

Segundo as autoridades locais, o método que em breve será instalado por toda a cidade baseia-se em experiências feitas em Génova, Itália, não representado qualquer perigo ou efeito secundário para humanos. Apenas as aves irão sofrer o impacto desta mudança, já que a substância contraceptiva nicarbazina tem efeito na produção de ovos de aves.

Estimativas indicam que no primeiro ano desta medida a autarquia de Barcelona espera uma redução de cerca de 20% da população de pombos na cidade, com os valores a dispararem para níveis de 70-80 % depois de 4 a 5 anos de aplicação.

Em grandes quantidades, os pombos estão associados a elevados riscos para a saúde pública, bem como prejuízos no mobiliário urbano e espaços públicos e privados.

Foto: Hasan Zaidi / Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores