Base aérea da Segunda Guerra Mundial transforma-se em casa ecológica (com FOTOS)
Desenhada por Cameron Scott, da Timberdesign, esta moderna casa de campo em Essex, Inglaterra, consiste na reutilização adaptada de um aeródromo abandonado da Segunda Guerra Mundial. O antigo quartel do Grupo de Bombardeamento 381, da Força Aérea dos EUA, foi transformado em áreas funcionais para a nova casa na quinta.
A base aérea estava ao abandono desde o final da guerra e os proprietários perceberam que algo tinha de ser feito. O arquitecto da casa reinterpretou o design da estrutura no âmbito da quinta de família onde se situa com a inclusão de um projecto de madeira com suportes estruturais metálicos. Este sistema estrutural permitiu à família projectar a planta interior para a ampla casa moderna que tanto desejavam.
A casa é composta por dois volumes lineares ligados por duas passarelas que criam um pátio central. O pátio oferece um refúgio seguro para as crianças brincarem, longe das tarefas diárias da quinta. Um dos volumes é composto por um andar e meio de espaço privado para a família e uma torre com vista de 360 graus.
Foram realizadas simulações tridimensionais da casa durante a fase de projecto que ajudaram os proprietários a melhor entender a capacidade térmica da habitação. Através da instalação de energia solar passiva, um sistema solar térmico e um conversor da energia da biomassa, o projecto tornou-se, para além de neutro, positivo em carbono, revela o Inhabitat.