Baterias do Nissan LEAF ganham segunda vida com iniciativa Pioneer no maior aeroporto de Itália

A Nissan está a fornecer energia limpa à escala através da sua contribuição para um Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) de ponta para o Aeroporto de Roma Fiumicino (ADR) – o maior centro de transportes internacionais de Itália, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa “Pioneer”, cofinanciada pelos Fundos de Inovação da UE, faz parte da ambição do ADR de atingir emissões líquidas nulas até 2030 e demonstra o potencial da tecnologia de EV em “fim de vida” para fornecer energia limpa e flexível para além da sua utilização em veículos.
No total, o BESS tem uma capacidade de 10 MWh de eletricidade.
A Nissan forneceu 84 baterias Nissan LEAF de segunda vida – totalizando 2,1 MWh de armazenamento de energia – ao integrador de sistemas Loccioni, que é responsável por harmonizá-las no Sistema de Armazenamento de Energia da Enel.
A Pioneer está ligada a um parque solar de 55.000 painéis solares que deverá gerar 31 GWh de energia renovável por ano para fornecer energia fiável e limpa aos terminais do aeroporto, bem como serviços flexíveis à rede do aeroporto.
As baterias dos Nissan LEAF reutilizadas são da Geração 3 de 30 kWh e da Geração 4 de 40 kWh, provenientes de veículos com quilometragem elevada e de devoluções ao abrigo da garantia, e foram cuidadosamente recondicionadas para cumprirem rigorosas normas de segurança e desempenho. A Nissan prevê que as baterias de segunda vida permanecerão operacionais durante mais de 6 a 7 anos no aeroporto, mesmo com utilização diária.
Soufiane El Khomri, Diretor de Energia da Nissan para a região de África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia (AMIEO) da empresa, afirmou: “Este projeto não só demonstra a viabilidade a longo prazo de baterias de veículos elétricos reutilizadas em ambientes exigentes, como também sublinha o compromisso da Nissan para com a gestão sustentável de baterias em fim de vida”.
“A nossa equipa está envolvida na integração técnica das baterias de segunda vida no ESS, na simulação do tempo de vida das baterias e no fornecimento de garantias para o seu desempenho no novo sistema. Igualmente importante é o facto de assumirmos total responsabilidade pela reciclagem das baterias quando atingirem o fim da sua vida útil neste projeto.”
A Nissan tem um historial de colaborações de sucesso com a Loccioni e o fornecedor de energia Enel. Projetos de armazenamento de energia semelhantes, como o Melilla ESS em Espanha e o sistema Nomadic Lab ESS, provaram a eficácia e fiabilidade da tecnologia de baterias de segunda vida da Nissan no fornecimento de soluções de energia estável e renovável.
El Khomri acrescentou: “Estamos a transformar potenciais resíduos em valiosos ativos energéticos. A nossa estratégia de reutilização não só apoia projetos industriais de grande escala, como o Aeroporto de Roma Fiumicino, como também mostra o potencial para utilização em casa, como apoio durante cortes de energia”.
“À medida que continuamos a aumentar a reutilização e a reciclagem de baterias, estamos a avançar na nossa missão mais alargada para um futuro mais limpo e mais eficiente em termos energéticos.”
“Somos integradores de pessoas, ideias e tecnologias” – comenta Enrico Loccioni, Presidente e fundador da Loccioni – “Com a Pioneer, construímos uma ponte entre dois mundos a caminho da descarbonização: energia e mobilidade. No centro está sempre a qualidade – das pessoas, dos projetos, das inovações – que é outra forma de dizer sustentabilidade.”