Beelitz Heilstätten, um hospital militar abandonado (com FOTOS)
Beelitz Heilstätten foi outrora um grande complexo hospitalar da classe militar germânica. Localizado na pequena localidade de Beelitz, a poucos quilómetros de Berlim, Beelitz Heilstätten é hoje em dia um grande complexo de edifícios em ruínas que faz as delícias dos exploradores urbanos da região.
A história do hospital começa em 1898, quando a autoridade dos seguros de saúde de Berlim comprou cerca de 140 hectares de terreno em Beelitz para a construção de um sanatório para tuberculosos e de uma casa de repouso. O complexo, na altura com capacidade para 600 camas, abriu portas em 1902, com alas femininas e masculinas.
Nos anos seguintes, o espaço foi expandido para receber outro tipo de doentes de Berlim. Em 1914, com o início da I Guerra Mundial, os doentes foram transferidos para outros locais e o complexo foi transformado num hospital militar, gerido então pela Cruz Vermelha. Na altura, a unidade hospitalar contava já com 1.525 camas. Entre os 12.586 militares ali tratados contou-se Hitler, que foi ferido em 1916 na Batalha de Somme.
Com o fim da Grande Guerra, Beelitz Heilstätten transformou-se novamente num hospital para civis. Em 1928 foram adquiridos mais 200 hectares e o complexo foi novamente expandido, sendo que dois terços das camas disponíveis estavam destinadas a doentes com patologias pulmonares.
Com o rebentar da II Guerra, o local transformou-se novamente em hospital militar e quando as forças aliadas derrubaram o regime nazi, Beelitz Heilstätten ficou sob o domínio soviético, tornando-se no maior hospital militar russo fora do território da União Soviética. Foi apenas em 1994 que os russos desocuparam as instalações, bem depois da queda do bloco oriental e da unificação das alemanhas. Com a partida dos russos, Beelitz Heilstätten perdeu a razão de existir e os edifícios começaram a entrar em decadência.
Hoje em dia, o espaço faz a delícia dos exploradores urbanos e é utilizado como cenário para filmes, como o caso do Pianista (2002), que teve uma cena lá filmada, escreve o Bored Panda.
[nggallery id=1739 template=greensavers]