Bélgica vai construir ilha artificial para armazenar energia eólica



A Bélgica prepara-se para construir uma ilha artificial no Mar do Norte, que será unicamente utilizada para armazenar energia eólica. Os planos foram hoje anunciados pelo ministro do Mar do Norte, Johan Lanotte, que explicou que a Bélgica tem capacidade para produzir uma grande quantidade de energia eólica, mas muita desta energia excede as necessidades da rede e gasta-se.

Ao criar um sistema de armazenamento de energia, a Bélgica espera transitar, de uma forma inovadora, da energia nuclear para as renováveis. A notícia é do Inhabitat.

Na verdade, apenas 4% da energia da Bélgica provém do vento, sendo a restante proveniente sobretudo do nuclear. Segundo a Associação Europeia de Energia Eólica, ao gerir a produção de energia através da ilha artificial, a Bélgica poderá aumentar a sua capacidade eólica para os 4.000 MW até 2020.

A energia eólica tem tido alguns problemas de gestão, pela dificuldade em armazenar a enegia gerada. Quando o vento acalma, a produção de energia tem de ser suportada por uma outra fonte de energia, o que torna este processo muito caro.

“Temos muito energia das eólicas e por vezes ela perde-se, uma vez que não há procura suficiente por electricidade”, explicou um porta-voz do ministro Lanotte.

Recorde-se que a Bélgica é um dos países, juntamente com a Alemanha e Suíça, que decidiu terminar o seu programa nuclear até 2025, na sequência da tragédia da Fukushima.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...