Ben & Jerry’s vai deixar de usar organismos geneticamente modificados



A Ben & Jerry’s está a remover um ingrediente bastante polémico dos seus gelados: os organismos geneticamente modificados (OGM). Neste momento, apenas 80% dos seus ingredientes são provenientes de produtos sem modificação genética, mas até ao final do ano a empresa pretende eliminar totalmente o uso de OGM dos seus produtos, avança o Huffington Post.

A empresa explicou no seu site que o compromisso será “complexo”, uma vez que um único sabor pode conter até 40 ingredientes. Como resultado, o processo de conversão pode durar até 2014.

Os OGM, que são projectados para resistir a insecticidas e pesticidas, têm sido alvo de enormes controvérsias. Os defensores dizem que as plantas aumentam o rendimento das produções, fazendo crescer a oferta global de alimentos. Os críticos ao procedimento defendem que as substâncias podem ser prejudiciais ao ambiente e à saúde humana.

O comunicado da Ben & Jerry’s surge menos de um ano depois de os habitantes da Califórnia, nos Estados Unidos, terem votado contra a Proposição 37 – uma iniciativa que exigia que qualquer alimento com OGM fosse rotulado como tal. Na altura, a Ben & Jerry’s doou quase €765 mil (R$ 2,1 milhões) para derrotar a medida.

A União Europeia recomendou que todos os estados membros verificassem determinadas importações de trigo dos EUA, depois de o Departamento de Agricultura do país ter encontrado um grão geneticamente modificado numa quinta em Oregon. A Coreia do Sul e o Japão suspenderam mesmo as suas importações do cereal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...