Benavente: Casa dos Três Pátios elogiada internacionalmente (com FOTOS)
O arquitecto português Miguel Marcelino está em destaque na imprensa internacional ligada à construção sustentável com o seu projecto para a Casa dos Três Pátios, em Benavente. O Inhabitat, por exemplo, diz que a casa “abraça” a paisagem portuguesa, sendo um oásis rústico e moderno desenhado para realçar a beleza natural da terra.”
A casa situa-se em plena paisagem de montado, estando as melhores vistas a norte, com um lago e o horizonte pontuado por sobreiros. Organizada num volume compacto de dois pisos, a casa é complementada por três pátios totalmente diferentes nas suas dimensões e características.
Um primeiro grande pátio, fechado, intimista, situa-se no lado sul, contendo um enorme sobreiro que já existia no local. Aqui, a família pode gozar de uma refeição debaixo da sombra da árvore sem ser incomodada.
Junto ao quarto-das-máquinas há um outro pátio mais pequeno, de serviço. O terceiro pátio, a norte, funciona como elemento mediador e fundamental na relação entre a casa e o lado norte – é um espaço esguio com um enorme rasgo horizontal que enquadra a paisagem – tem um ambiente de espaço interior ao ar livre.
A luz é suave, por reflexão na parede externa que recebe sol directo. Este pátio vertical comunica com uma escadaria que dá para um terraço aberto, o último elemento da cadência de espaços, pátios e ambientes que vão de mais introspectivos e privados a mais abertos e exteriores.
Veja algumas fotos da casa.