Ben&Jerry’s com mais dois sabores provenientes do comércio justo
A Ben&Jerry’s anunciou que o Chocolate Fudge Brownie e Caramel Chew são agora “sabores mais justos”, sendo os seus principais ingredientes obtidos segundo os princípios de Comércio Justo – cacau da República Dominicana, açúcar do Belize e baunilha da Índia.
Paralelamente, os brownies continuarão a ser produzidos pela Greystone Bakery, padaria de Nova Iorque que dá apoio a antigos sem-abrigo, ajudando-os a ser auto-suficientes.
“A Ben&Jerry’s procura melhorar as condições de vida dos pequenos produtores do hemisfério sul, assegurando que os benefícios da sua actividade revertam para projectos sociais ou até mesmo eliminando desequilíbrios que contribuem para situações de pobreza”, explica a marca em comunicado.
Recorde-se que a Ben&Jerry’s tem o compromisso de, até 2012, ter todos os seus sabores certificados pelo comércio justo.
O Chocolate Fudge Brownie e o Caramel Chew Chew juntaram-se, assim, ao Vanilla, Vanilla Toffee Crunch, Chunky Monkey, Chocolate Macadamia e Fairly Nuts, que já possuíam esta etiqueta.
“O comércio justo consiste em assegurar que todas as pessoas recebem a sua parte do todo, de forma justa. O conceito global de comércio justo remonta ao núcleo dos nossos valores e à nossa capacidade de distinguir o que está certo do errado. Ninguém quer comprar algo que foi feito a paritr da exploração de outras pessoas”, revelou Jerry Greenfield, um dos fundadores da marca.
A Ben&Jerry foi a primeira marca de gelados em todo o mundo a utilizar ingredientes certificados de comércio justo, em 2005. Este compromisso envolve a marca com 24 mil agricultores.
A marca é ainda responsável, desde 2003, pela iniciativa sustentável Caring Dairy, que está actualmente em 500 quintas e assegura a produção de leite totalmente sustentável, proveniente de 25 mil vacas.