Berço de cortiça algarvio finalista em prémio internacional de design sustentável (com FOTO)
Um berço do projecto TASA está nos cinco finalistas do prémio Green Furniture Award, dedicado ao design sustentável. Este produto estará, junto de outros quatro de todo o mundo – dois da Dinamarca e outros dois da Suécia –, a lutar pelo Green Furniture Award, um prémio que será apresentado na Milan Design Week.
“Com o objectivo de levar a nossa região a outras latitudes do design, a ProActiveTur celebrou uma parceria com a empresa NovaCortiça para a produção da peça Sleep Tight, um berço integralmente feito de cortiça, da autoria das arquitetas Sofia Chinita e Karin Pereira, feito pelo artesão António Luz”, refere um comunicado emitido pelo projecto TASA.
O projecto acrescenta que a NovaCortiça ofereceu a matéria-prima necessária à execução do protótipo e será esta a assegurar a comercialização da peça.
Paralelamente, o TASA foi eleito para representar a região algarvia no projecto Sha.p.e.s – Sharing prior excellence and support for the MED creative asset – e irá participar em três eventos em França, Itália e Espanha. O público-alvo são as PME’s do Mediterrânico.
“A participação nestas feiras e eventos, assim como uma acção comercial dirigida a lojas além-fronteiras, faz parte da estratégia de internacionalização” assumida pelo Projecto TASA e “da sua vontade de exportar artesanato que alia a tradição algarvia à inovação nas soluções propostas”.
Além de produzir artefactos para casa, o projecto desenvolve produtos eco-urbanos e para o eco-lazer. Entre os principais materiais utilizados encontram-se os blocos pré-fabricados na região, o vime e a cortiça. Os produtos fabricados são vários, destacando-se o bordão do caminhante, malas para transportar marmitas nas bicicletas e espantas pássaros. Veja um vídeo do projecto TASA.